sábado, 17 de abril de 2010

O que mudou com a pós-modernidade


A Pós-modernidade é um novo modelo de vida onde tudo vai se modificando de uma maneira ou de outra. Tudo que existia há 50 anos atrás, ganhou nova roupagem ou foi substituído por tecnologias lançadas a partir da Revolução Industrial.

Juntamente com essa aceleração avassaladora nas tecnologias da comunicação, das artes, de matérias, de genética, ocorrem mudanças grandiosas na forma de pensar da sociedade. Fátima Weber, 45 anos, dona de casa, diz que a estrutura de educação passada pelos pais aos seus filhos hoje fez com que as relações familiares também mudassem com o passar do tempo. “Quando eu era criança, sempre pedia a benção para meu pai e minha mãe antes de dormir. Além disso, sempre que minhas irmãs eram liberadas para ir à alguma festinha de aniversário, deviam estar em casa antes das 21h. Hoje em dia, os filhos saem e, muitas vezes até nem voltam pra casa no mesmo dia. As normas e limites impostos pelos pais hoje, não são respeitadas”, conta.

Ao contrário da mudança sofrida pelas relações familiares nos dias de hoje, pode-se dizer que a moda não sentiu tanta diferença. Para a vendedora Alice Lopes, 58 anos, a moda é uma das únicas coisas que nunca pode ser mudada totalmente. “Muitas das roupas que eu usava quando era adolescente voltaram e viraram moda novamente. Minha filha criticava as calças pantalonas, e hoje só usa calças desse modelo”, diz ela.

Mas além da moda e relações familiares, o setor que mais vêm se transformando com o passar do tempo, como já disse anteriormente, é o da tecnologia. Um aparelho de celular, que há 50 anos atrás nem se imaginava que iria existir, hoje, filma, tira fotos, acessa à Internet e até mesmo proporciona assistir televisão quando e quisermos. “Na verdade, o verdadeiro propósito da criação do telefone móvel que era proporcionar comunicação entre as pessoas sem necessidade de um local fixo, foi deixado de lado. A maioria da pessoas que possuem celular hoje em dia, o utilizam para outros fins”, afirma o aposentado Elói Zorzeto, 67 anos.

Caracterizado pelas mudanças nas formas de pensar e agir, a pós-modernidade cria novas expectativas sobre o que virá depois.


Camila Hundertmarck Pompéo Wiethan

Nenhum comentário:

Postar um comentário